terça-feira, 22 de abril de 2008

Uma breve consideração sobre o futuro próximo do Benfica

A época aproxima-se do fim, e há que fazer uma análise do que se passou. Todos os objectivos propostos foram falhados : fomos eliminados da Liga dos Campeões, e depois da Taça Uefa. Não conseguimos ir longe na Taça da Liga. Fomos eliminados da Taça de Portugal. Corremos o sério risco de não nos qualificarmos para a pré-qualificação da Liga dos Campeões, e, como as coisas estão, corremos mesmo o risco de acabar a época em quarto, ou mesmo quinto.
A nivél de contratações, mais uma vez foram numerosas - e com raras excepções, poucos se conseguiram afirmar no onze titular: Cristian Rodriguez, um dos mais regulares e que mostrou ter mais qualidade, provavelmente irá para outras paragens, quem sabe mesmo para o FCP. Oscar Cardozo provou ser um ponta de lança com alguma qualidade, embora para o número de remates que efectua tenha marcado muito poucos golos, e seja culpado de ter falhado golos feitos. Mas deste feito não é ele o único culpado...
Temos bons valores para o futuro - Adu poderá ser o substituto do Maestro, Di Maria é um jovem com grande potencial, assim como o são Coentrão, Romeu Ribeiro, e Miguel Vítor.
A estes nomes juntam-se os de David Simão e André Carvalhas, jogadores que têm mostrado a sua inegavél qualidade nos juniores.
Vimos, mais uma vez, três (!) técnicos numa só época : o tristonho Fernando Santos, a decepção Camacho, e o ineficaz Chalana.

Vamos entrar na próxima época, mais uma vez, em desvantagem em relação aos nossos adversários, cuja organização superior se começará a ver logo na pré-época : teremos um novo treinador (algo que pode ser positivo), com novas tácticas, técnicas, e (espera-se) com uma mão firme no plantel.
Teremos na figura de Rui Costa, um Director Desportivo que terá a função de planificar o Benfica do futuro, sendo que mais uma vez vamos começar a partir de um ano Zero.
Será ele, que, para melhor ou para pior, irá ter o poder de decisão no que ao futebol diz respeito : a ele caberá escolher quem irá representar a nossa camisola, e quem a liderará a equipa a nivel técnico.
Infelizmente, teremos ainda a mesma estrurura dirigente : a cambada de bacocos que nos diz que que somos o maior clube do mundo num dia, e que no outro iiz que ninguém morre se não formos á Liga dos Campeões. Os mesmos que nos dizem que só vendemos um jogador, que por muito que admire e lamente o seu eclipse, por dezoito milhões de contos, e depois nos brindam com esses autênticos ases como são o Stretenovic, o Fyssas, o Delibasic ou o Laurent Robert.

Creio que deveríamos apostar num técnico de uma escola de rigor táctico, como a Alemã ou a Italiana. Nesse aspecto, um treinador como Ottmar Hitzfeld, alemão, ou Spalletti ou Lippi, italianos, seriam os mais indicados, mas esses não passarão de um mero sonho. A escola inglesa tem bons técnicos, sem dúvida, mas a passagem de Graeme Souness pela Luz não é de boa memória, pelo que não vejo como se contrataria um Britânico, ou alguém vindo dessa escola, para o nosso banco.
Pelo que imagino que contrataremos um técnico nacional : não me custa imaginar desgraças como Jorge Jesus ou Carlos Carvalhal a liderar o nosso banco... Por mim, apostaria num treinador como Paul Le Guen, um treinador jovem e ambicioso, que gosta de apostar - e com sucesso - em jovens valores.
De igual modo, Alberto Malesani seria uma opção interessante - não será um técnico de renome, mas é ambicioso e forte tacticamente.
No plantel do SLB do ano que vem, já se conhecem dois nomes : Ruben Amorim, que virá ocupar o lugar de trinco, para onde o SLB já tem Petit, Bynia, Katsouranis, Felipe Bastos e mesmo o Maxi Pereira, sem esquecer o Romeu Ribeiro. Muito provavelmente esta contratação será para suprir a saída de Katsouranis, um jogador que muito admiro, mas cuja cabeça já cá não mora. Por mim, o próprio Petit era jogador para ser dispensado, visto já não conseguir segurar o meio-campo como em tempos o fez.
O Maxi, enfim, lá há-de continuar, mas conquanto que não ponham a jogar a médio/extremo direito, até se safa.
Outro dos nomes é Jorge Ribeiro, que tanto pode jogar a defesa como médio esquerdo. Uma contratação interessante, mas confesso que após todas as declarações anti-Benfica que este tipo e o seu irmão fizeram, vai-me custar ver este tipo de águia ao peito...
Mas não pode ficar por aqui... precisamos de um defesa-direito a sério, como não o são Nélson e Luís Filipe. Precisamos de um ponta de lança que marque golos, que não os falhe - passaria guia de marcha ao Nuno Gomes e ao Mantorras. É de fazer regressar o Dabao, e dar-lhe ritmo: é sem dúvida um jogador com faro para o golo.
Custa-me saber que tivemos um jogador que se teria enquadrado ás mil maravilhas na nossa equipa, e que teria dado cartas, o Diego Souza, e nos livrámos dele por meia dúzia de tostões. Não me admira se aparecer a jogar a alto nível em algum dos nossos adversários...
Espero que este ano, e para variar, não compremos mais nenhum guarda-redes ou defesa-central; na realidade estamos muito bem servidos de G.R.'s e defesas centrais temos aos molhos : Luisão, David Luiz, Edcarlos, Steretenovic, Halliche e o Miguel Vítor, a quem se devia dar uma oprtunidade, pois nos jogos que fez, cumpriu e bem.

Mas, e ainda que tenhamos tudo o que precisamos, ainda que nesta pré-época não se repitam os erros dos últimos quinze anos, ainda que consigamos acertar na maioria das contratações, e ainda que os resultados da pré-época corram de feição, de modo a criar ilusão nos adeptos, ainda que com a equipa seja criada uma empatia enorme... o mal que está instalado no SLB persistirá.
Ainda hoje LFV disse que não irmos á Liga dos Campeões não é um crime.
Bem, tecnicamente não é... mas é um crime moral para este clube ficar arredado da principal competição de futebol europeia... é um atentado contra o nosso orçamento falharmos este objectivo, é um crime contra a força anímica de um grupo passar mais uma época arredado dos principais palcos da Europa, vendo os nossos adversários a brilhar.
O facto de LFV hoje ter dito o que disse serve para desresponsabilizar toda a estrutura técnica do SLB que este ano falhou redondamente!
De quem é a culpa? Dos árbitros? Em parte. Do azar? Sem dúvida que alguma terá de ser associada a esse factor.
Mas o principal factor de culpa é nem mais nem menos que a corja que dirige as rédeas do SLB, que, agarrada ao poder como está, só pensa nos seus próprios interesses, mandando areia para os olhos dos sócios e dos adeptos, arranjando todo o tipo de desculpas para tentar camuflar a mediocridade que é o SLB hoje em dia.
O que pode LFV fazer, então?
Por um lado pode demitir-se imediatamente, convocar eleições o quanto antes, e certamente desta vez, os sócios verão que não poderão subjugar o SLB á vontade de um qualquer energúmeno que nada percebe de Futebol, e que desta vez a escolha terá de recair em alguém com o pefil certo, de uma vez por todas.
Se assim for o caso, exijo que se ergam nomes de iminentes Benfiquistas como Jaime Antunes, Joe Berardo, ou mesmo Alexandre Alves, entre outros.
A outra opção é mais um ano e meio de mandato de LFV; e mais um ano e meio de Zero, mais um ano e meio a ver os outros celebrarem as vitórias, mais um ano e meio de ver as nossas finanças e os nossos activos a serem depauperados.
E isso, NÃO é de modo algum aceitavél.
CHEGA desta cambada de pseudo-Benfiquistas. BASTA destes egoístas que, de tal modo estarem agarrados ao poder, deixaram-se cegar por ele.
O Benfica, como instituição centenária legítima, que ao contrário de certos e determinados clubes não precisou de forjar a sua antiguidade, merece mais.
Será extremamente prejudicial para o país que esta instituição desapareça, assim como seria se o mesmo acontecesse a algum dos nossos rivais. Mas, e vista a nossa dimensão, o nosso desaparecimento seria exponencialmente mais nocivo para toda a nossa sociedade...
É tempo de nos unirmos, ainda não é tarde demais.
Gritemos alto e a bom som o nome 'Benfica', até que façamos estremecer as fundações dos próprios céus.
Quem irá acordar este gigante?

segunda-feira, 21 de abril de 2008

A morte anunciada?

[Uma nota importante, antes de tudo : para que fique claro, eu não sou, de momento, sócio pagante do SLB, embora o tenha sido durante anos. Tampouco posso dizer que vá regularmente ao estádio apoiar a equipa - a última vez que o fiz foi já há vários anos, num jogo para a Taça Uefa, com o Molde. Esta é apenas a minha opinião, nada mais, na qualidade de adepto preocupado com o estado em que o SLB chegou.]

Mais uma jornada que passou, mais uma derrota, mais uma exibição confrangedora. Afinal, não será a prestação da actual equipa do SLB um reflexo do estado em que a instutuição se tornou? Impassível e cinzenta, uma sombra do que foi outrora - e do que deveria ser.
Como chegou esta instituição a este ponto? Como pode o SLB ser representado por uma cambada de inutéis e vulgares jogadores? Como pode o SLB ter tão maus profissionais a envergar esta historiada camisola? Como pode o SLB, ano após ano, falhar tantas contratações, esbanjar milhões e milhões de euros, bater todos os recordes possivéis (pela negativa), perder todo o prestígio que acumulou ao longo de décadas, porque está constantemente subjugado ao poder de incompetentes demagogos?
Nossa é uma realidade negra - com tendência a piorar... Que nos reserva então o futuro?

Parece-me que o Benfica, se continuar assim, caminha a passos largos para a extinção, e se isso acontecer, todo o futebol Português irá ao fundo. Isto que digo não é exagero - basta ver que no Basket bastou o Benfica ter saído da liga para ela estar na crise que está... agora multipliquem isto pelas largas centenas de milhares de adeptos que o Benfica tem, e logo terão uma idéia do que o panorama seria sem a presença do Benfica.
Acho que o LFV fez - a espaços - um grande trabalho : afinal, as gestões de Manuel Damásio e Vale e Azevedo (mas também a de Jorge de Brito, onde o Benfica se endividou imensamente) quase aniquilaram o Benfica. Mas, e após o afastamento do José Veiga, o LFV perdeu margem de manobra, e só deu tiros nos pés. Acredito que o LFV tenha as melhores das intenções, mas isso não é suficiente. A este passo, daqui por dois anos teremos o estádio ás moscas, não conseguiremos atrair nem investidores nem os próprios jogadores, e daqui a uns anitos teremos sido ultrapassados a nivel de títulos pelos nossos adversários.
É triste, mas é a realidade.
E seria tão fácil tornar o Benfica ganhador. Tão fácil.
E o Benfica nem sequer precisa de olhar para os outros : basta olhar para si mesmo quando ganhava; as idiossincrasias que se aplicavam na altura funcionariam quase por completo no contexto actual, com uma adaptação mínima.
O que mais me incomoda é que não vejo ninguém a defender o Benfica. Esta semana que passou o PC passou-a a gozar com o Benfica. Silêncio. No jogo da taça, em Alvalade, viu-se uma arbitragem vergonhosa e ninguém disse nada. Mais, nenhum dos ditos 'notavéis' faz uma palha para tentar inverter a situação. Onde anda o Jaime Antunes? o Alexandre Alves? Não seria altura de, por exemplo, o Berardo mostrar o seu Benfiquismo e realmente gerir o SLB como tão bem gere os seus negócios?
Mas... os grandes culpados disto tudo sabem quem são? São os sócios do SLB por elegerem palonços popularuchos como Presidentes. Afinal, a decisão é deles, e sabes que mais? Tomam sempre a decisão ERRADA! É impressionante! E, é claro, estes senhores que depois detêm o poder de uma forma quase despótica trazem-nas pérolas como Edcarlos, Maxi Pereira, Luís Filipe, Makukula, não se sabe muito bem porquê... será porque recebem alguma coisa por fora? Eu não queria acreditar nisso, mas parece-me que talvez seja essa a explicação.
Nisto, denoto que há uma nítida falta de ambição no SLB : e ela começa logo no topo, e como tal é reflectida na equipa, na equipa técnica, e os resultados estão á vista.Todos os anos é a mesma coisa : épocas mal planeadas, e isso nota-se logo na pré-época. Reforços de qualidade muito duvidosa, com o SLB a insistir em comprar centrais e guarda-redes TODOS os anos, quanto realmente não os precisa : assim, passa atestados de incompetência aos centrais que tem, e tem destruído o melhor guarda redes português da sua geração, o Moreira. É espantoso como o SLB falha em quase todas as contratações : jogadores como o Cardozo ou o Rodriguez só dão nas vistas porque o resto é muito mau. Quantos pontas de lança (e quantos milhões de euros foram gastos neles...) passaram pelo SLB nestes ultimos anos? Quantos deles foram mais-valias? Pois, nenhum. De vez em quando aparecem alguma surpresas - o Katsouranis do ano passado foi excelente, o Nélson do primeiro ano entusiasmou, enquanto houve Mantorras houve esperança... mas é confrangedor o quanto o SLB não consegue aproveitar os bons jovens que tem - jovens que em qualquer outra equipa seriam titulares indiscutiveis. Que futuro resta ao Adu, ao Coentrão, ao Romeu Ribeiro, ao Dabao, se não lhes derem oportunidades? Digo-te que será um futuro a brilhar de azul e branco ou e verde e branco. Porque razão o SLB foi emprestar a grande surpresa da época - Miguel Vítor - para apostar no Edcarlos? é melhor, ele? E porque fomos comprar o Halliche? Tínhamos falta de DC's? O SLB tem um grande jogador que este ano veio, mas não jogou um único minuto - Felipe Bastos. Será, sem dúvida, a referência do nosso meio campo, se apostarem nele. Uma vez que a época está completamente perdida (nem sequer tenho esperança do 2º lugar), porque não apostar nesses jovens valores? fariam pior? não creio...
Porque razão os miúdos do Sporting têm sucesso? Porque apostam neles. Até cepos como o Custódio ou o Miguel Garcia (e também o Miguel Veloso, que é o Custódio parte II) conseguem brilhar!
No SLB, olha, quando há UM que se safa, é de tal modo bem tratado que ao fim de um ano força a saída, caso do Manuel Fernandes. Há uma falta de cultura vencedora no SLB que impressiona - ninguém consegue explicar a um novo jogador que não há honra maior do que envergar a camisola do Glorioso. Porque para muitos dos que passam pela Luz, é mesmo isso, apenas mais um ponto de passagem, e mais tarde irão olhar para estes tempos talvez com uma certa vergonha. Não viram (os jogadores que se sagraram campeões e que ainda fazem parte do plantel) a festa que foi quando o SLB foi campeão? É assim tão dificil para os jogadores e dirigentes mostrarem isso a quem chega? Ou são tão masoquistas que preferem ver os outros celebrar?
Sabem o que eu faria? Se fosse eu a mandar? ou se o SLB tivesse alguém com um bocadinho de cabeça? A 90% do plantel dava rescisões amigaveis, sem indemnizações para ninguém, ficavam donos dos passes, iam para o Porto, para o Sporting, para o Aston Villa ou para o Cascalheira. Olhava para dentro, veria que na realidade temos camadas jovems tão capazes como as dos nossos rivais, e apostava neles. Poderia demorar anos, mas certamente (e tendo em conta as excelentes infraestruturas que temos) que teríamos numa meia dúzia de anos uma competitiva, jovem, e valorosa equipa.
Mas é claro que precisamos de referências - o Rui Costa terá um enorme papel nisso; mas não devia ser o único. Repara, eu não sou velho, lembro-me de ser muito pequeno e ter visto o Chalana a jogar, e sim, era genial. Mas estas gerações mais recentes não querem saber quem ele foi.
Então porque não apostar em verdadeiras referências de um dos períodos de ouro do SLB, quando íamos frequentemente a meias-finais e finais (ainda que para perdê-las) das competições europeias?
Nomes como Magnusson, Schwarz ou Jonas Thern. Ricardo, Valdo, Mozer. O meu ídolo do último GRANDE SLB, o Isaías. Queres uma aposta como esses saberiam motivar quem lá chegasse de novo?
Céus, eu dou por mim a ter saudades de autênticos colossos como eram o Abel Silva, o William, o César Brito ou o Aílton.

Mas vejam, isto não é mesmo de agora... olha o que os ultimos presidentes do SLB fizeram :

Jorge de Brito (GRANDE Benfiquista, sem duvida), enterrou o SLB em dividas para comprar o JVP e o Futre. Á custa disso, o SLB está preso á Olivedesportos há anos, e tão cedo não se safa...

Manuel Damásio, trouxe essa aberração, one trick pony, chamado Artur Jorge que teve o condão de arruinar uma das melhores equipas que já passou por Portugal... depois dele foi o Paulo Autuori, o Mário Wilson, o Manuel José, o Mário Wilson... isto sem falar nas lendas que passaram pela Luz: King! Paulão! outro Paulão! Paredão! Marcelo! Hassan! Tiago!

É preciso falar do Vale? acho que o facto de ele estar na prisão diz tudo, mas não nos esqueçamos que foi este o homem que a) aniquilou os nossos escalões de formação, b) destruiu as nossas modalidades amadoras e c) rasgou os contratos com a Olivedesportos, desse modo endividando AINDA mais o SLB, e prendendo-o á dita companhia por AINDA mais tempo.Talvez seja digno dizer que foi ele que preferiu comprar esse grande goleador chamado Martin Pringle, em detrimento de um desconhecido (que nunca foi a lado nenhum...), mais novo E mais barato chamado Ruud Van Nistelrooy.

Manuel Vilarinho... heh. O visionário que ofereceu o Mourinho ao Porto. O génio que decidiu apostar no Toni como treinador, e depois nesse NOJO vivo que é o Jesualdo Ferreira.

Agora o nosso amigo LFV... estádio novo? certo. Centro de estágio todo pipi? certo. Alguma boas contratações? certo. Nisto tudo temos, nos último anos, uma Taça de Portugal ganha, um Campeonato e uma Supertaça. Não é nada.Os escalões de formação estão a zeros, ou muito perto disso.
É alarmante que, por exemplo, nódoas de clubes como o Setúbal, Braga e o Guimarães (que são nada mais nada menos que três das dezenas de Bitches do Porto) tenham mais organização que o SLB, ainda por cima considerando que a) o VFC esteve á beira da falência e da inssolvência até recentemente e b) o Guimarães tenha vindo da SEGUNDA divisão este ano...
No Braga, ui, tomara o SLB ter tipos com olho para o mercado como os do Braga... foram buscar o Linz quase á borla ao Boavista. Têm jovens valores como o Rodriguez ou o Stélvio que lhes irão render milhões... e nós?
Vejam o caso do Pélé, que este ano foi para o Inter, vindo do Guimarães... onde é que ele foi formado? Pois, na Luz...
Mas sabemos o que é aproveitar um jovem? Sabemos, mais do que formar jogadores, formar homens? Sabemos o que é incutir a um jovem a responsabilidade que é envergar aquela camisola? a Honra? a História? a Glória? Não.
Qual foi o último miudo nosso a pegar de estaca e ficar lá durante anos a fio? Pois, ninguem. E o que é que acontece ás vedetas que formamos (ou lançamos)? Chegado o verão forçam a saída, invocando motivos vários... ou então recusam-se a renovar contratos... olha, basta pensarem no Edgar, no Hugo Leal, no Tiago, no Miguel, no Manuel Fernandes... e para lá caminham o Katsouranis e o Nélson...
Como é que o SLB constroi uma equipa capaz de ganhar (pelo menos) um titulo a cada dois anos, não tendo alguém que tenha mão na equipa? não consegue. Como, se não tem alguém que transmita a mística? Se não tem alguém que provoque a superação daqueles que têm potencial, e têm de ir para outras paragens para o realizar?
Como conseguirá o SLB ser atraente o suficiente para uma grande promessa realmente singrar na equipa?
Pois é. Na conjectura actual não consegue. Actualmente conseguimos fazer jogos fenomenais como no Bessa, e depois comer três da Académica, essa maravilha do futebol, em NOSSA casa, onde todos os adversários deviam sentir MEDO antes de entrarem sequer no relvado.
Conseguimos ir a Alvalade banalizar o Sporting, mesmo jogando contra uma equipa de arbitragem que tudo fez para prejudicar o SLB, dominar o jogo durante 65 minutos a nosso bel-prazer, depois retirar o nosso melhor jogador (que enquanto esteve em campo, o Sporting não se atrevia a atacar, tal era o medo que sentiam), e depois encaixar com cinco golos, quatro dos quais oferecidos, e um precedido de uma falta grosseira a meio campo, em pouco mais de VINTE minutos!Como é que é possivél?
A verdade é que absolutamente ninguém respeita o SLB. Os adversários não o fazem, os dirigentes dos outros clubes zombam, e mesmo nós, os adeptos ou os sócios, na nossa impassividade, ficando a olhar para o dia de ontem, nada fazemos para impedir este lento caminhar em direcção ao pôr do sol...
O que é que é preciso para isto mudar? Só uma coisa, apenas uma...E basta olhar para o nosso emblema, e ver o que isso é... 'Et Pluribus Unum', é o que não somos.
Unidos? Meus amigos, quem nos venceria?
Mas como podemos ambicionar vitórias, se já não sabemos o que isso é? Quando entramos em campo já derrotados, não pelo adversário, mas sim pela nossa apatia? Serão os nossos adversários assim tão superiores quanto isso?
Ou somos nós, todos nós que vivemos e sentimos o Benfica, que na nossa noção do deixa-andar, enfraquecemos o nosso clube, fortalecendo os outros?
Confesso que não imagino quantos adeptos terá este clube - muitas centenas de milhar, cetamente, mesmo alguns milhões. Sei que, inequivocamente, somos o clube que mais adeptos tem, e que mais adeptos galvaniza, a nivel nacional.
Todas as semanas, quando (e se) o SLB vence, é palpável o bem-estar que o país respira - e isto não é um exagero.
Quando o SLB vence, então toda uma grande parte do país sorri, e se enche de orgulho, por uma vitória, justa ou injusta, merecida ou imerecida, essencial ou não.
Estou errado quando digo que quando o SLB não ganha, e aliado a isso, quando não ganha jogando mau futebol, milhar sobre milhar de pessoas por este país fora, se sente revoltado? E que essa revolta e essa indignação tem reflexo directo no seu dia-a-dia?
Eu falo por mim : quando o SLB (mormente nestes últimos anos) perde, quando joga mal, eu juro que durante horas após o fim do jogo ainda estou a pensar no porquê da situação, e por vezes, mesmo dias após esse facto, ainda estou revoltado.
Para terem uma pequena idéia, ainda hoje estou a matutar no jogo da taça...

Na realidade, isto que nós vemos NÃO é o Benfica. É uma pálida imagem de um clube que se deixou ultrapassar por tudo e por todos. É uma sombra de um clube que é continua e nocivamente mal gerido por ignorantes, arrogantes e derrotados dirigentes.
Há uma política derrotista que está instalada há anos no SLB, e esse derrotismo vê-se na fraca prestação que a equipa tem, nos reforços contratados para aquecer o banco, nas acusações constantes dos dirigentes, na inconsistência vista nos plantéis e equipas técnicas que (com cada vez mais) frequência pelo Estádio da Luz.
É inadmissível que profissionais pagos a peso de ouro se arrastem em campo, e denigram a camisola do SLB.
É inconcebivel que não surja alguém com visão suficiente para nos retirar da miséria em que nos encontramos.
Como disse anteriormente, em breve estaremos ainda mais ultrapassados pelos nosso adversários em número de títulos, mas não só : para breve, e pelo andar da carruagem, quanto faltará para que o Porto e o Sporting nos ultrapassem em número de sócios pagantes? Quanto faltará para que eles nos ultrapassem em número de adeptos?
Lembram-se quando o SLB ia a qualquer campo em Portugal, e as bancadas eram um mar de vermelho e branco?
Como conquistaremos as gerações vindouras se mal conseguimos cativar as actuais? Como planeamos a conquista do futuro, se o presente nos foge, mais por demérito nosso do que outra coisa?
A estas e outras perguntas urge encontrar respostas, e apurar responsabilidades.
Encaro com muita trepidação a perspectiva de mais ano e meio de mandato de LFV - ou muito me engano, ou serão mais dois campeonatos oferecidos aos nossos adversários.
É hora de trabalhar, e de nos unirmos sob uma só causa - a nossa.
É hora de nos calarmos com 'apitos dourados', com queixas de arbitragem, com azares do jogo, com desculpas de lesões, e olharmos em frente, unidos sob uma bandeira -a bandeira do Sport Lisboa e Benfica.

Mas receio, caros leitores, que estas palavras caiam em saco roto : não vejo, no panorama actual, quem nos possa erguer de novo. Não vejo como a mentalidade que impera mude, enquanto a nossa casa for um porto auspicioso para os nossos adversários, enquanto houver adeptos cuja idéia de apoiar a equipa é assobiá-la constantemente, desse modo incentivando quem contra nós joga. Não enquanto nos contentarmos com jogadores que nunca terão nivel para representar o Glorioso. Não enquanto insistirmos em confiar as rédeas do poder a charlatões.
Enquanto for esta a nossa realidade, então, meus amigos, parece-me que querem matar o Benfica.
E é pena, porque quando isso acontecer, o desporto em Portugal desaparecerá também.