segunda-feira, 21 de abril de 2008

A morte anunciada?

[Uma nota importante, antes de tudo : para que fique claro, eu não sou, de momento, sócio pagante do SLB, embora o tenha sido durante anos. Tampouco posso dizer que vá regularmente ao estádio apoiar a equipa - a última vez que o fiz foi já há vários anos, num jogo para a Taça Uefa, com o Molde. Esta é apenas a minha opinião, nada mais, na qualidade de adepto preocupado com o estado em que o SLB chegou.]

Mais uma jornada que passou, mais uma derrota, mais uma exibição confrangedora. Afinal, não será a prestação da actual equipa do SLB um reflexo do estado em que a instutuição se tornou? Impassível e cinzenta, uma sombra do que foi outrora - e do que deveria ser.
Como chegou esta instituição a este ponto? Como pode o SLB ser representado por uma cambada de inutéis e vulgares jogadores? Como pode o SLB ter tão maus profissionais a envergar esta historiada camisola? Como pode o SLB, ano após ano, falhar tantas contratações, esbanjar milhões e milhões de euros, bater todos os recordes possivéis (pela negativa), perder todo o prestígio que acumulou ao longo de décadas, porque está constantemente subjugado ao poder de incompetentes demagogos?
Nossa é uma realidade negra - com tendência a piorar... Que nos reserva então o futuro?

Parece-me que o Benfica, se continuar assim, caminha a passos largos para a extinção, e se isso acontecer, todo o futebol Português irá ao fundo. Isto que digo não é exagero - basta ver que no Basket bastou o Benfica ter saído da liga para ela estar na crise que está... agora multipliquem isto pelas largas centenas de milhares de adeptos que o Benfica tem, e logo terão uma idéia do que o panorama seria sem a presença do Benfica.
Acho que o LFV fez - a espaços - um grande trabalho : afinal, as gestões de Manuel Damásio e Vale e Azevedo (mas também a de Jorge de Brito, onde o Benfica se endividou imensamente) quase aniquilaram o Benfica. Mas, e após o afastamento do José Veiga, o LFV perdeu margem de manobra, e só deu tiros nos pés. Acredito que o LFV tenha as melhores das intenções, mas isso não é suficiente. A este passo, daqui por dois anos teremos o estádio ás moscas, não conseguiremos atrair nem investidores nem os próprios jogadores, e daqui a uns anitos teremos sido ultrapassados a nivel de títulos pelos nossos adversários.
É triste, mas é a realidade.
E seria tão fácil tornar o Benfica ganhador. Tão fácil.
E o Benfica nem sequer precisa de olhar para os outros : basta olhar para si mesmo quando ganhava; as idiossincrasias que se aplicavam na altura funcionariam quase por completo no contexto actual, com uma adaptação mínima.
O que mais me incomoda é que não vejo ninguém a defender o Benfica. Esta semana que passou o PC passou-a a gozar com o Benfica. Silêncio. No jogo da taça, em Alvalade, viu-se uma arbitragem vergonhosa e ninguém disse nada. Mais, nenhum dos ditos 'notavéis' faz uma palha para tentar inverter a situação. Onde anda o Jaime Antunes? o Alexandre Alves? Não seria altura de, por exemplo, o Berardo mostrar o seu Benfiquismo e realmente gerir o SLB como tão bem gere os seus negócios?
Mas... os grandes culpados disto tudo sabem quem são? São os sócios do SLB por elegerem palonços popularuchos como Presidentes. Afinal, a decisão é deles, e sabes que mais? Tomam sempre a decisão ERRADA! É impressionante! E, é claro, estes senhores que depois detêm o poder de uma forma quase despótica trazem-nas pérolas como Edcarlos, Maxi Pereira, Luís Filipe, Makukula, não se sabe muito bem porquê... será porque recebem alguma coisa por fora? Eu não queria acreditar nisso, mas parece-me que talvez seja essa a explicação.
Nisto, denoto que há uma nítida falta de ambição no SLB : e ela começa logo no topo, e como tal é reflectida na equipa, na equipa técnica, e os resultados estão á vista.Todos os anos é a mesma coisa : épocas mal planeadas, e isso nota-se logo na pré-época. Reforços de qualidade muito duvidosa, com o SLB a insistir em comprar centrais e guarda-redes TODOS os anos, quanto realmente não os precisa : assim, passa atestados de incompetência aos centrais que tem, e tem destruído o melhor guarda redes português da sua geração, o Moreira. É espantoso como o SLB falha em quase todas as contratações : jogadores como o Cardozo ou o Rodriguez só dão nas vistas porque o resto é muito mau. Quantos pontas de lança (e quantos milhões de euros foram gastos neles...) passaram pelo SLB nestes ultimos anos? Quantos deles foram mais-valias? Pois, nenhum. De vez em quando aparecem alguma surpresas - o Katsouranis do ano passado foi excelente, o Nélson do primeiro ano entusiasmou, enquanto houve Mantorras houve esperança... mas é confrangedor o quanto o SLB não consegue aproveitar os bons jovens que tem - jovens que em qualquer outra equipa seriam titulares indiscutiveis. Que futuro resta ao Adu, ao Coentrão, ao Romeu Ribeiro, ao Dabao, se não lhes derem oportunidades? Digo-te que será um futuro a brilhar de azul e branco ou e verde e branco. Porque razão o SLB foi emprestar a grande surpresa da época - Miguel Vítor - para apostar no Edcarlos? é melhor, ele? E porque fomos comprar o Halliche? Tínhamos falta de DC's? O SLB tem um grande jogador que este ano veio, mas não jogou um único minuto - Felipe Bastos. Será, sem dúvida, a referência do nosso meio campo, se apostarem nele. Uma vez que a época está completamente perdida (nem sequer tenho esperança do 2º lugar), porque não apostar nesses jovens valores? fariam pior? não creio...
Porque razão os miúdos do Sporting têm sucesso? Porque apostam neles. Até cepos como o Custódio ou o Miguel Garcia (e também o Miguel Veloso, que é o Custódio parte II) conseguem brilhar!
No SLB, olha, quando há UM que se safa, é de tal modo bem tratado que ao fim de um ano força a saída, caso do Manuel Fernandes. Há uma falta de cultura vencedora no SLB que impressiona - ninguém consegue explicar a um novo jogador que não há honra maior do que envergar a camisola do Glorioso. Porque para muitos dos que passam pela Luz, é mesmo isso, apenas mais um ponto de passagem, e mais tarde irão olhar para estes tempos talvez com uma certa vergonha. Não viram (os jogadores que se sagraram campeões e que ainda fazem parte do plantel) a festa que foi quando o SLB foi campeão? É assim tão dificil para os jogadores e dirigentes mostrarem isso a quem chega? Ou são tão masoquistas que preferem ver os outros celebrar?
Sabem o que eu faria? Se fosse eu a mandar? ou se o SLB tivesse alguém com um bocadinho de cabeça? A 90% do plantel dava rescisões amigaveis, sem indemnizações para ninguém, ficavam donos dos passes, iam para o Porto, para o Sporting, para o Aston Villa ou para o Cascalheira. Olhava para dentro, veria que na realidade temos camadas jovems tão capazes como as dos nossos rivais, e apostava neles. Poderia demorar anos, mas certamente (e tendo em conta as excelentes infraestruturas que temos) que teríamos numa meia dúzia de anos uma competitiva, jovem, e valorosa equipa.
Mas é claro que precisamos de referências - o Rui Costa terá um enorme papel nisso; mas não devia ser o único. Repara, eu não sou velho, lembro-me de ser muito pequeno e ter visto o Chalana a jogar, e sim, era genial. Mas estas gerações mais recentes não querem saber quem ele foi.
Então porque não apostar em verdadeiras referências de um dos períodos de ouro do SLB, quando íamos frequentemente a meias-finais e finais (ainda que para perdê-las) das competições europeias?
Nomes como Magnusson, Schwarz ou Jonas Thern. Ricardo, Valdo, Mozer. O meu ídolo do último GRANDE SLB, o Isaías. Queres uma aposta como esses saberiam motivar quem lá chegasse de novo?
Céus, eu dou por mim a ter saudades de autênticos colossos como eram o Abel Silva, o William, o César Brito ou o Aílton.

Mas vejam, isto não é mesmo de agora... olha o que os ultimos presidentes do SLB fizeram :

Jorge de Brito (GRANDE Benfiquista, sem duvida), enterrou o SLB em dividas para comprar o JVP e o Futre. Á custa disso, o SLB está preso á Olivedesportos há anos, e tão cedo não se safa...

Manuel Damásio, trouxe essa aberração, one trick pony, chamado Artur Jorge que teve o condão de arruinar uma das melhores equipas que já passou por Portugal... depois dele foi o Paulo Autuori, o Mário Wilson, o Manuel José, o Mário Wilson... isto sem falar nas lendas que passaram pela Luz: King! Paulão! outro Paulão! Paredão! Marcelo! Hassan! Tiago!

É preciso falar do Vale? acho que o facto de ele estar na prisão diz tudo, mas não nos esqueçamos que foi este o homem que a) aniquilou os nossos escalões de formação, b) destruiu as nossas modalidades amadoras e c) rasgou os contratos com a Olivedesportos, desse modo endividando AINDA mais o SLB, e prendendo-o á dita companhia por AINDA mais tempo.Talvez seja digno dizer que foi ele que preferiu comprar esse grande goleador chamado Martin Pringle, em detrimento de um desconhecido (que nunca foi a lado nenhum...), mais novo E mais barato chamado Ruud Van Nistelrooy.

Manuel Vilarinho... heh. O visionário que ofereceu o Mourinho ao Porto. O génio que decidiu apostar no Toni como treinador, e depois nesse NOJO vivo que é o Jesualdo Ferreira.

Agora o nosso amigo LFV... estádio novo? certo. Centro de estágio todo pipi? certo. Alguma boas contratações? certo. Nisto tudo temos, nos último anos, uma Taça de Portugal ganha, um Campeonato e uma Supertaça. Não é nada.Os escalões de formação estão a zeros, ou muito perto disso.
É alarmante que, por exemplo, nódoas de clubes como o Setúbal, Braga e o Guimarães (que são nada mais nada menos que três das dezenas de Bitches do Porto) tenham mais organização que o SLB, ainda por cima considerando que a) o VFC esteve á beira da falência e da inssolvência até recentemente e b) o Guimarães tenha vindo da SEGUNDA divisão este ano...
No Braga, ui, tomara o SLB ter tipos com olho para o mercado como os do Braga... foram buscar o Linz quase á borla ao Boavista. Têm jovens valores como o Rodriguez ou o Stélvio que lhes irão render milhões... e nós?
Vejam o caso do Pélé, que este ano foi para o Inter, vindo do Guimarães... onde é que ele foi formado? Pois, na Luz...
Mas sabemos o que é aproveitar um jovem? Sabemos, mais do que formar jogadores, formar homens? Sabemos o que é incutir a um jovem a responsabilidade que é envergar aquela camisola? a Honra? a História? a Glória? Não.
Qual foi o último miudo nosso a pegar de estaca e ficar lá durante anos a fio? Pois, ninguem. E o que é que acontece ás vedetas que formamos (ou lançamos)? Chegado o verão forçam a saída, invocando motivos vários... ou então recusam-se a renovar contratos... olha, basta pensarem no Edgar, no Hugo Leal, no Tiago, no Miguel, no Manuel Fernandes... e para lá caminham o Katsouranis e o Nélson...
Como é que o SLB constroi uma equipa capaz de ganhar (pelo menos) um titulo a cada dois anos, não tendo alguém que tenha mão na equipa? não consegue. Como, se não tem alguém que transmita a mística? Se não tem alguém que provoque a superação daqueles que têm potencial, e têm de ir para outras paragens para o realizar?
Como conseguirá o SLB ser atraente o suficiente para uma grande promessa realmente singrar na equipa?
Pois é. Na conjectura actual não consegue. Actualmente conseguimos fazer jogos fenomenais como no Bessa, e depois comer três da Académica, essa maravilha do futebol, em NOSSA casa, onde todos os adversários deviam sentir MEDO antes de entrarem sequer no relvado.
Conseguimos ir a Alvalade banalizar o Sporting, mesmo jogando contra uma equipa de arbitragem que tudo fez para prejudicar o SLB, dominar o jogo durante 65 minutos a nosso bel-prazer, depois retirar o nosso melhor jogador (que enquanto esteve em campo, o Sporting não se atrevia a atacar, tal era o medo que sentiam), e depois encaixar com cinco golos, quatro dos quais oferecidos, e um precedido de uma falta grosseira a meio campo, em pouco mais de VINTE minutos!Como é que é possivél?
A verdade é que absolutamente ninguém respeita o SLB. Os adversários não o fazem, os dirigentes dos outros clubes zombam, e mesmo nós, os adeptos ou os sócios, na nossa impassividade, ficando a olhar para o dia de ontem, nada fazemos para impedir este lento caminhar em direcção ao pôr do sol...
O que é que é preciso para isto mudar? Só uma coisa, apenas uma...E basta olhar para o nosso emblema, e ver o que isso é... 'Et Pluribus Unum', é o que não somos.
Unidos? Meus amigos, quem nos venceria?
Mas como podemos ambicionar vitórias, se já não sabemos o que isso é? Quando entramos em campo já derrotados, não pelo adversário, mas sim pela nossa apatia? Serão os nossos adversários assim tão superiores quanto isso?
Ou somos nós, todos nós que vivemos e sentimos o Benfica, que na nossa noção do deixa-andar, enfraquecemos o nosso clube, fortalecendo os outros?
Confesso que não imagino quantos adeptos terá este clube - muitas centenas de milhar, cetamente, mesmo alguns milhões. Sei que, inequivocamente, somos o clube que mais adeptos tem, e que mais adeptos galvaniza, a nivel nacional.
Todas as semanas, quando (e se) o SLB vence, é palpável o bem-estar que o país respira - e isto não é um exagero.
Quando o SLB vence, então toda uma grande parte do país sorri, e se enche de orgulho, por uma vitória, justa ou injusta, merecida ou imerecida, essencial ou não.
Estou errado quando digo que quando o SLB não ganha, e aliado a isso, quando não ganha jogando mau futebol, milhar sobre milhar de pessoas por este país fora, se sente revoltado? E que essa revolta e essa indignação tem reflexo directo no seu dia-a-dia?
Eu falo por mim : quando o SLB (mormente nestes últimos anos) perde, quando joga mal, eu juro que durante horas após o fim do jogo ainda estou a pensar no porquê da situação, e por vezes, mesmo dias após esse facto, ainda estou revoltado.
Para terem uma pequena idéia, ainda hoje estou a matutar no jogo da taça...

Na realidade, isto que nós vemos NÃO é o Benfica. É uma pálida imagem de um clube que se deixou ultrapassar por tudo e por todos. É uma sombra de um clube que é continua e nocivamente mal gerido por ignorantes, arrogantes e derrotados dirigentes.
Há uma política derrotista que está instalada há anos no SLB, e esse derrotismo vê-se na fraca prestação que a equipa tem, nos reforços contratados para aquecer o banco, nas acusações constantes dos dirigentes, na inconsistência vista nos plantéis e equipas técnicas que (com cada vez mais) frequência pelo Estádio da Luz.
É inadmissível que profissionais pagos a peso de ouro se arrastem em campo, e denigram a camisola do SLB.
É inconcebivel que não surja alguém com visão suficiente para nos retirar da miséria em que nos encontramos.
Como disse anteriormente, em breve estaremos ainda mais ultrapassados pelos nosso adversários em número de títulos, mas não só : para breve, e pelo andar da carruagem, quanto faltará para que o Porto e o Sporting nos ultrapassem em número de sócios pagantes? Quanto faltará para que eles nos ultrapassem em número de adeptos?
Lembram-se quando o SLB ia a qualquer campo em Portugal, e as bancadas eram um mar de vermelho e branco?
Como conquistaremos as gerações vindouras se mal conseguimos cativar as actuais? Como planeamos a conquista do futuro, se o presente nos foge, mais por demérito nosso do que outra coisa?
A estas e outras perguntas urge encontrar respostas, e apurar responsabilidades.
Encaro com muita trepidação a perspectiva de mais ano e meio de mandato de LFV - ou muito me engano, ou serão mais dois campeonatos oferecidos aos nossos adversários.
É hora de trabalhar, e de nos unirmos sob uma só causa - a nossa.
É hora de nos calarmos com 'apitos dourados', com queixas de arbitragem, com azares do jogo, com desculpas de lesões, e olharmos em frente, unidos sob uma bandeira -a bandeira do Sport Lisboa e Benfica.

Mas receio, caros leitores, que estas palavras caiam em saco roto : não vejo, no panorama actual, quem nos possa erguer de novo. Não vejo como a mentalidade que impera mude, enquanto a nossa casa for um porto auspicioso para os nossos adversários, enquanto houver adeptos cuja idéia de apoiar a equipa é assobiá-la constantemente, desse modo incentivando quem contra nós joga. Não enquanto nos contentarmos com jogadores que nunca terão nivel para representar o Glorioso. Não enquanto insistirmos em confiar as rédeas do poder a charlatões.
Enquanto for esta a nossa realidade, então, meus amigos, parece-me que querem matar o Benfica.
E é pena, porque quando isso acontecer, o desporto em Portugal desaparecerá também.

9 comentários:

J disse...

Caro amigo Gonçalo, como concordo contigo em quase a totalidade das tuas palavras. Se ao menos todos pensassem como tu. Precisamos rapidamente de recuperar as escolas de formação e trazer profissionais competentes para a prospecção e avaliação de futuros jogadores. Como sócio que vai inumeras vezes ao estádio constrange-me ver uma equipa a jogar tão pouco em casa, e ainda me impressiona mais a pouca maturidade do adepto benfiquista que só sabe assobiar, e só aplaude quando as coisas estão bem. Mais me impressiona a atitude do clube e do seu presidente quando perante atitudes como aquelas protagonizadas pelas claques aquando de uma assembleia geral e pelos (in)adeptos esta semana no Seixal, não faz nada. Na 1ª ocasião enviei inclusivamente um protesto por tal situação para o clube em que claramente dizia que as claques deveriam ser proibidas de estar no estádio. Adeptos desses não fazem falta. Ainda para mais quando nem legais estão. A resposta que tive? Absolutamente nenhuma por parte de alguém do clube. A mim, tal como aos outros benfiquistas ultrajados por estas situações nem uma palavra de apreço. A esses "Adeptos" das claques e afins, bilhetes mais baratose o deixar que esta situação se prolongue indefinidamente...Por tudo isto, acho que o teu texto-protesto tem toda a razão de ser, só é pena quem está no clube e quem o gere não querer saber de adeptos como nós...talvez se fores para o Seixal de marreta numa mão e petardo na outra alguém te oiça...talvez...

Nuno Gil Franco disse...

Gonçalo, este teu texto é para analisar e comentar com algum detalhe. Digo por agora que tens razão em algumas coisas que dizes, mas que falhas redondamente em outras tantas. Aviso também que o meu comentário ainda é capaz de demorar um BOM tempo a ser escrito, portanto não leves a mal ;)

Anna Molly disse...

G.
Como sabes, sou adepta do FCP! (Não sou perita em futebol, e não vejo jogos do meu clube, porque quando os via eles perdiam sempre!)
E como sabes, o nosso dirigente é um Ganda Malandro, compra os árbitros e manda dar porrada numa ou outra pessoa (dizem por aí).
Mas olhando com muita atenção, é um bom dirigente, defende a equipa quando está a passar por uma má fase, mas com certeza que não lhes dá palmadinhas nas costas.

No meu ponto de vista, pelo que vejo, o grande problema da maioria dos adeptos benfiquistas, cada vez que se vai falar de clubes e da sua prestação, é vangloriar-se com o seu passado: "Ah, mas nós ganhámos não sei quantos campeonatos, e mais não sei quantas taças...". E isso faz com que muitas vezes eles se esqueçam do presente, ou pelo menos acham que isso vai fazer, como que por magia, que o Benfica comece a ganhar do dia para a noite.
Com esta lenga lenga quero dizer que mais adeptos deveriam pensar como tu, focar-se no que é realmente importante.

Isto pode parecer humm...como hei-de dizer, Parvo, mas acho que deviam olhar por uns segundos para o FCP e aí veriam o que vos falta.
Pronto, não batam mais...Olhem para o Clube que venceu em Espanha, ou mesmo na china.
Coesão, espírito de equipa, Dirigente com mão dura...iada iada.

Não acredito que o Benfica vá morrer, afinal, não há nada como picar um benfiquista...Sim, os sportinguistas não dão "pica". :p

P.S.: Obrigada pelos 3 pontos que nos deram, não nos faziam falta. Vocês são mesmo generosos! (estou a brincar...não me atirem para a fogueira!:p)

Mr. S disse...

Amigo Gonçalo, este teu texto resume bem o que foi o benfica nos ultimos anos. É bem verdade praticamente tudo o q escreves e confesso q algumas coisas já tinham sido apagadas da minha memória. É vergonhoso o benfica estar assim nesta situação e q ninguem faça nada. Nos ultimos 15 anos 2 campeonatos ganhos!? Contam-se pelos dedos de uma mão as vitórias em jogos contra o fcp. Basta! O benfica não é isto! O benfica com o qual eu cresci e q tive orgulho de ser adepto e agora sócio não pode viver de vitórias morais (neste momento nem essas tem...) nem de declarações de dirigentes que dizem q somos o maior clube do mundo (isto dito há 3 anos atrás) e q hoje diz q se o benfica não se qualificar para a champions para o ano ninguem morre... É impressionante ao q isto chegou. A formula para ganhar é facil: Não dar tiros nos pés! Construir uma equipa a partir dos escalões mais novos e acertar com algumas contratações, nada de emprestimos nem outras trapalhadas dessas. Tenho ido ver alguns jogos do campeonato de juniores este ano e posso-te dizer q a nossa equipa não é nada má e q apesar de não liderar o campeonato já fez jogos muito bons: vitorias contra o scp (4-2), estrela da amadora (5-1) e por ai fora...
Conto ir á luz no proximo fds despedir-me do maestro ao vivo e para o ano vou na mesma renovar o meu cativo pq não desisto. Esperemos que este tipo tenha vergonha na cara e se demita.

Jack Hawksmoor disse...

Jorge,

Obrigado pelo teu comentário. Em relação ao que escreves, tu tes toda a razão, e tens ainda mais autoridade moral para falar porque és sócio e tens (se não me engano) lugar cativo.
Acho que está na altura de algo ser feito, e se o meu protesto servir para que de algum modo haja alguma união, para que de algum modo o SLB possa sair desta miséria em que se encontra, então estarei feliz.
Mas acho que não faço o suficiente - algo que está ao meu alcance de fazer é tornar-me sócio, e assim o farei, a breve trecho. Desse modo, e por muito pouco que seja, ajudo também o clube.

Espero que cada vez mais vozes de contestação se ergam : se ficarmos quietos, como estamos, desapareceremos.
Vamos todos lutar pelo SLB!

Jack Hawksmoor disse...

Nuno,

Acredita que espero ansiosamente o teu comentário mais aprofundado.É sempre bom ouvir (neste caso, ler) opiniões diferentes que possam, por virtude dessa dissonância, vir a complementar ou educar a minha própria opinião.
Aguardo então que me digas quais os aspectos onde falho redondamente - nada como outra perspectiva para clarificar as nossas falhas!

Um abraço!

Jack Hawksmoor disse...

E aqui está a primeira serva do diabo! Apóstata! Desaparece! Afasta-te, forma vilã!

Agora a sério, Ana, obrigado pelo teu comentário. Da mesma maneira que quero que quem se preocupe com o SLB comente aqui, também acolho as opiniões dos adeptos rivais, também elas são essenciais para que nós nos apercebamos dos nossos erros.

E tens toda a razão quando dizes o que dizes sobre o PC : ele é um mafioso e um ciganão de primeira!
:p
Mas também é verdade que ele defende os interesses do seu clube como ninguém, e é daí que advém grande parte da força do FCP.
Sim, é verdade que nós esperamos por um salvador milagroso - mas é esse o ethos do português, que espera sempre por uma figura tipo D. Sebastião.
Quantos 'salvadores' teve o SLB nas ultimas décadas? Pois, todos os anos, practicamente, é um novo.

Compreendo quando dizes que que devíamos olhar para o FCP, afinal é uma fórmula de sucesso.
Mas preferia que olhássemos para o nosso próprio passado com olhos de ver, e compreender porque razão tínhamos tanto sucesso, porque razão conseguíamos contratar os melhores jogadores, etc.
Se tívesemos de olhar para o modelo de um clube, basta olhar para o Manchester United, clube que detém apenas uns 15 % das acções, e que no entanto não perdeu a sua identidade, e se tornou numa máquina de ganhar e facturar.
Sabes quanto é que o SLB ganharia se vendesse cerca e 80% das suas acçções? Apenas 300 milhões de euros, coisa pouca.
O suficiente para pagar o pasivo, e construir uma equipa fortíssima, e sobrar MUITO dinheiro, ainda.

Não acreditas que o Benfica vá morrer? Eu não vejo um futuro sorridente para nós, enquanto tivermos este tipo de direcções.

Baci!

Jack Hawksmoor disse...

Bruno,

é verdade o que tu dizes : dois campeonatos, e uma poucas taças de Portugal não é NADA. Um clube como o SLB devia ganhar (pelo menos) um título a cada dois anos, e estar habituada a frequentar a alta roda do futebol europeu.
Mas agora estamos habituados a (frequentemente) sermos eliminados logo nas primeiras rondas das competições europeias, chegar ao fim da primeira volta já sem hipóteses de lutar pelo título, sermos eliminados por um qualquer clube inferior na Taça de Portugal...
E porquê? Porque deixamos, sinceramente.
Quando fala na equipa de juniores do SLB, ouve, eu sei que há lá belos jogadores que, com um bocadinho de cabeça, e vontade, e se houver alguém que aposte neles, podem perfeitamente singrar na equipa principal!
Quando vejo que quase todas as outras equipas conseguem aproveitar os seus jovens valores (e mesmo alguns que nós não quisemos...), até fico mal disposto.

Tal como o Jorge, a quem respondi, tu tens uma autoridade moral que eu não tenho. Cabe aos sócios e aos adeptos lutar pelos nossos interesses.
Se não o fizermos, ninguém o fará...

Abraço!

Planeta Pop disse...

Pois é Gonçalo, estamos metidos em maus lençóis.
Como referes, e bem, os nossos problemas não são de hoje. Cometeram-se muitos erros nos últimos anos. Desde o Fernando Martins que não temos um Presidente a sério. Quando um tipo como o Vale e Azevedo chega à presidência do glorioso, é porque batemos no fundo. E batemos. Manuel Vilarinho e Luis Filipe Vieira têm o mérito de terem conseguido voltar a erguer o Benfica. Construíram uma Estádio novo e um centro de estágios há muito desejado e necessário. LFV construiu até uma equipa campeã que depois...destruiu.
Desde então tem sido erro atrás de erro. Contrataram-se jogadores sem qualidade, treinadores sem a dimensão do clube (exceptuado Trappatoni, que tinha um grande currículo...) e, pior que tudo, enche-se o corredor da Luz de gente que não é nem nunca foi Benfiquista. O resultado de tanta trapalhada está à vista...
Os problemas do SLB, qualquer um os identifica e aponta soluções. A questão está em saber se a actual direcção vai ouvir os sócios e corrigir esses problemas, que est\ao à vista de todos. Será que LFV vai continuar a governar de fora para dentro e a julgar-se o dono e senhor do Benfica? Terá Rui Costa toda a liberdade para contratar jogadores e tomar decisões importantes para o futebol do clube? A resposta a estas questões definirá o futuro próximo do SLB. Se tudo continuar como até agora, estamos lixados.

É crucial que para a próxima época contratemos um treinador sério e competente que meta os jogadores a jogar no limite. Um treinador que tenha a cobertura e apoio total da direcção, para não permitir as abébias de determinados meninos.
Depois, precisamos de arrumar a casa: mandar alguns jogadores à sua vidinha (Luis Filipe, Maxi Pereira, Edcarlos...), garantir a continuidade dos poucos como nível (Di Maria, Christian Rodriguez, Quim, Léo...), dar espaço aos putos (Adu, Coentrão...) e, por fim, perguntar aos senhores Nuno Gomes, Makukula, Cardoso, Nélson Petit, Katsuranis, Luisão e Nuno Assis se estão no Benfica para deixar a pele em campo, dar o máximo em todos os jogos, ou se estão no Benfica apenas porque o clube paga bem e a horas.
Quem não estiver no Benfica para suar a camisola todos os jogos, não faz falta. O que não faltam por aí são jogadores que gostaria de vestir aquela camisola e dar tudo por ela...
Finalmente, é essencial contratar barato e bem e, de preferência, no mercado nacional.
O Rui Amorim parece-me uma boa contratação. Já o irmãozinho do Maniche, vai ter muito que correr para que os sócios do SLB lhe perdoem certas atitudes. Não seria também má ideia ir buscar o Linz (não percebo como o deixamos ir para o Braga esta época...) e o Geromel, do V. Guimarães, que é um grande jogador.
Se conseguirmos fazer isto, então, acredito que temos fortes hipóteses de lutar pelo título na próxima época. Se continuarmos a cometer os erros das últimas duas décadas, então é certo que não voltaremos a ganhar nada nos próximos anos. Pelo menos enquanto durar o reinado Luis Filipe Vieira. Os próximos dois meses serão determinantes. Vamos esperar que alguém tenha cabecinha naquele clube. Acredito que sim.

Abraços