terça-feira, 22 de abril de 2008

Uma breve consideração sobre o futuro próximo do Benfica

A época aproxima-se do fim, e há que fazer uma análise do que se passou. Todos os objectivos propostos foram falhados : fomos eliminados da Liga dos Campeões, e depois da Taça Uefa. Não conseguimos ir longe na Taça da Liga. Fomos eliminados da Taça de Portugal. Corremos o sério risco de não nos qualificarmos para a pré-qualificação da Liga dos Campeões, e, como as coisas estão, corremos mesmo o risco de acabar a época em quarto, ou mesmo quinto.
A nivél de contratações, mais uma vez foram numerosas - e com raras excepções, poucos se conseguiram afirmar no onze titular: Cristian Rodriguez, um dos mais regulares e que mostrou ter mais qualidade, provavelmente irá para outras paragens, quem sabe mesmo para o FCP. Oscar Cardozo provou ser um ponta de lança com alguma qualidade, embora para o número de remates que efectua tenha marcado muito poucos golos, e seja culpado de ter falhado golos feitos. Mas deste feito não é ele o único culpado...
Temos bons valores para o futuro - Adu poderá ser o substituto do Maestro, Di Maria é um jovem com grande potencial, assim como o são Coentrão, Romeu Ribeiro, e Miguel Vítor.
A estes nomes juntam-se os de David Simão e André Carvalhas, jogadores que têm mostrado a sua inegavél qualidade nos juniores.
Vimos, mais uma vez, três (!) técnicos numa só época : o tristonho Fernando Santos, a decepção Camacho, e o ineficaz Chalana.

Vamos entrar na próxima época, mais uma vez, em desvantagem em relação aos nossos adversários, cuja organização superior se começará a ver logo na pré-época : teremos um novo treinador (algo que pode ser positivo), com novas tácticas, técnicas, e (espera-se) com uma mão firme no plantel.
Teremos na figura de Rui Costa, um Director Desportivo que terá a função de planificar o Benfica do futuro, sendo que mais uma vez vamos começar a partir de um ano Zero.
Será ele, que, para melhor ou para pior, irá ter o poder de decisão no que ao futebol diz respeito : a ele caberá escolher quem irá representar a nossa camisola, e quem a liderará a equipa a nivel técnico.
Infelizmente, teremos ainda a mesma estrurura dirigente : a cambada de bacocos que nos diz que que somos o maior clube do mundo num dia, e que no outro iiz que ninguém morre se não formos á Liga dos Campeões. Os mesmos que nos dizem que só vendemos um jogador, que por muito que admire e lamente o seu eclipse, por dezoito milhões de contos, e depois nos brindam com esses autênticos ases como são o Stretenovic, o Fyssas, o Delibasic ou o Laurent Robert.

Creio que deveríamos apostar num técnico de uma escola de rigor táctico, como a Alemã ou a Italiana. Nesse aspecto, um treinador como Ottmar Hitzfeld, alemão, ou Spalletti ou Lippi, italianos, seriam os mais indicados, mas esses não passarão de um mero sonho. A escola inglesa tem bons técnicos, sem dúvida, mas a passagem de Graeme Souness pela Luz não é de boa memória, pelo que não vejo como se contrataria um Britânico, ou alguém vindo dessa escola, para o nosso banco.
Pelo que imagino que contrataremos um técnico nacional : não me custa imaginar desgraças como Jorge Jesus ou Carlos Carvalhal a liderar o nosso banco... Por mim, apostaria num treinador como Paul Le Guen, um treinador jovem e ambicioso, que gosta de apostar - e com sucesso - em jovens valores.
De igual modo, Alberto Malesani seria uma opção interessante - não será um técnico de renome, mas é ambicioso e forte tacticamente.
No plantel do SLB do ano que vem, já se conhecem dois nomes : Ruben Amorim, que virá ocupar o lugar de trinco, para onde o SLB já tem Petit, Bynia, Katsouranis, Felipe Bastos e mesmo o Maxi Pereira, sem esquecer o Romeu Ribeiro. Muito provavelmente esta contratação será para suprir a saída de Katsouranis, um jogador que muito admiro, mas cuja cabeça já cá não mora. Por mim, o próprio Petit era jogador para ser dispensado, visto já não conseguir segurar o meio-campo como em tempos o fez.
O Maxi, enfim, lá há-de continuar, mas conquanto que não ponham a jogar a médio/extremo direito, até se safa.
Outro dos nomes é Jorge Ribeiro, que tanto pode jogar a defesa como médio esquerdo. Uma contratação interessante, mas confesso que após todas as declarações anti-Benfica que este tipo e o seu irmão fizeram, vai-me custar ver este tipo de águia ao peito...
Mas não pode ficar por aqui... precisamos de um defesa-direito a sério, como não o são Nélson e Luís Filipe. Precisamos de um ponta de lança que marque golos, que não os falhe - passaria guia de marcha ao Nuno Gomes e ao Mantorras. É de fazer regressar o Dabao, e dar-lhe ritmo: é sem dúvida um jogador com faro para o golo.
Custa-me saber que tivemos um jogador que se teria enquadrado ás mil maravilhas na nossa equipa, e que teria dado cartas, o Diego Souza, e nos livrámos dele por meia dúzia de tostões. Não me admira se aparecer a jogar a alto nível em algum dos nossos adversários...
Espero que este ano, e para variar, não compremos mais nenhum guarda-redes ou defesa-central; na realidade estamos muito bem servidos de G.R.'s e defesas centrais temos aos molhos : Luisão, David Luiz, Edcarlos, Steretenovic, Halliche e o Miguel Vítor, a quem se devia dar uma oprtunidade, pois nos jogos que fez, cumpriu e bem.

Mas, e ainda que tenhamos tudo o que precisamos, ainda que nesta pré-época não se repitam os erros dos últimos quinze anos, ainda que consigamos acertar na maioria das contratações, e ainda que os resultados da pré-época corram de feição, de modo a criar ilusão nos adeptos, ainda que com a equipa seja criada uma empatia enorme... o mal que está instalado no SLB persistirá.
Ainda hoje LFV disse que não irmos á Liga dos Campeões não é um crime.
Bem, tecnicamente não é... mas é um crime moral para este clube ficar arredado da principal competição de futebol europeia... é um atentado contra o nosso orçamento falharmos este objectivo, é um crime contra a força anímica de um grupo passar mais uma época arredado dos principais palcos da Europa, vendo os nossos adversários a brilhar.
O facto de LFV hoje ter dito o que disse serve para desresponsabilizar toda a estrutura técnica do SLB que este ano falhou redondamente!
De quem é a culpa? Dos árbitros? Em parte. Do azar? Sem dúvida que alguma terá de ser associada a esse factor.
Mas o principal factor de culpa é nem mais nem menos que a corja que dirige as rédeas do SLB, que, agarrada ao poder como está, só pensa nos seus próprios interesses, mandando areia para os olhos dos sócios e dos adeptos, arranjando todo o tipo de desculpas para tentar camuflar a mediocridade que é o SLB hoje em dia.
O que pode LFV fazer, então?
Por um lado pode demitir-se imediatamente, convocar eleições o quanto antes, e certamente desta vez, os sócios verão que não poderão subjugar o SLB á vontade de um qualquer energúmeno que nada percebe de Futebol, e que desta vez a escolha terá de recair em alguém com o pefil certo, de uma vez por todas.
Se assim for o caso, exijo que se ergam nomes de iminentes Benfiquistas como Jaime Antunes, Joe Berardo, ou mesmo Alexandre Alves, entre outros.
A outra opção é mais um ano e meio de mandato de LFV; e mais um ano e meio de Zero, mais um ano e meio a ver os outros celebrarem as vitórias, mais um ano e meio de ver as nossas finanças e os nossos activos a serem depauperados.
E isso, NÃO é de modo algum aceitavél.
CHEGA desta cambada de pseudo-Benfiquistas. BASTA destes egoístas que, de tal modo estarem agarrados ao poder, deixaram-se cegar por ele.
O Benfica, como instituição centenária legítima, que ao contrário de certos e determinados clubes não precisou de forjar a sua antiguidade, merece mais.
Será extremamente prejudicial para o país que esta instituição desapareça, assim como seria se o mesmo acontecesse a algum dos nossos rivais. Mas, e vista a nossa dimensão, o nosso desaparecimento seria exponencialmente mais nocivo para toda a nossa sociedade...
É tempo de nos unirmos, ainda não é tarde demais.
Gritemos alto e a bom som o nome 'Benfica', até que façamos estremecer as fundações dos próprios céus.
Quem irá acordar este gigante?

Sem comentários: